Artilheiro e garçom do Corinthians na temporada, Jô é ofuscado por mobilidade de Róger Guedes







loading=lazyO artilheiro e garçom de uma equipe tem titularidade garantida na maioria das vezes no futebol. No Corinthians, no entanto, não é o caso. Jogador com mais gols e assistências pelo Timão na temporada, o centroavante Jô tem perdido espaço com o bom momento e mobilidade de Róger Guedes no ataque.

Jô viveu altos e baixos nesta temporada. Autor de nove gols e quatro assistências em 40 partidas, o camisa 77 chegou a ser opção no banco de reservas com Vágner Mancini, retomou a condição e titular com Sylvinho e agora parece estar atrás na disputa com Róger Guedes, que passou a atuar centralizado.

Ponta de origem, Róger Guedes foi utilizado pelos lados do campo em seus três primeiros jogos pelo Corinthians. Diante de Palmeiras, Red Bull Bragantino e Bahia, no entanto, o camisa 123 atuou como referência e mudou a dinâmica do ataque corintiano.

Centralizado, o atacante flutuou nas costas dos volantes adversários, se movimentando constantemente e aumentando as linhas de passe do time de Sylvinho. Não por acaso, o Timão somou três boas atuações seguidas e aumentou sua produção ofensiva, com sete gols marcados, sendo três por Guedes. Antes, foram cinco jogos consecutivos marcando somente um tento.

O mapa de calor do Footstats mostra como Guedes mudou a dinâmica ofensiva do Corinthians. No empate em 2 a 2 com o Bragantino, o jogador ficou em campo durante os 90 minutos como referência do ataque, mas participou de jogada em todas as faixas do campo.

width=

Mapa de calor de Róger Guedes no empate do Corinthians com o Red Bull Bragantino. (Foto: Reprodução/Footstats)

Já no último sábado, na derrota por 1 a 0 para o Sport, Jô voltou a ser titular depois de três partidas, mas não foi bem. Com Willian lesionado, Róger Guedes ocupou o lado esquerdo, ficando isolado e sendo pouco participativo. Com poucas linhas de passe no ataque, o Corinthians criou poucas chances de voltou a não marcar um gol depois de nove jogos.

width=

Mapa de calor de Jô na derrota do Corinthians para o Sport. (Foto: Reprodução/Footstats)

Róger Guedes deve voltar a ser utilizado como referência diante do Fluminense, na quarta-feira, pela 26ª rodada do Brasileirão, às 21 horas (de Brasília), na Neo Química Arena. Com Willian recuperado de um desconforto no músculo posterior da coxa esquerda, a tendência é que Jô volte a ser opção no banco.

O post Artilheiro e garçom do Corinthians na temporada, Jô é ofuscado por mobilidade de Róger Guedes apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.