Pampilhosa da Serra reforça medida de incentivo à natalidade







 

A proposta de aumento da medida de apoio à natalidade A Minha Primeira Ajuda, foi aprovada na última reunião de Câmara, que se realizou na segunda-feira.

Daqui em diante, passará a ser atribuído às famílias, de forma faseada, o valor de cinco mil euros, pelo nascimento do primeiro e segundos filhos, e de dez mil euros pelo nascimento do terceiro e seguintes, explica o município da Pampilhosa da Serra numa nota de imprensa.

Este apoio contribui também para estimular o desenvolvimento do comércio local, uma vez que o valor é atribuído sob forma de vales, que podem ser utilizados nos espaços comerciais, desde que seja na compra de bens e produtos para a criança.

Este reforço serve para ajudar não apenas na aquisição de bens para a criança, mas inclusivamente na mensalidade da creche, disse o presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio.

Para o autarca, tendo em conta o problema de despovoamento do interior e da baixa natalidade a nível nacional, é importante para cada um dos concelhos tomar algumas medidas que pelo menos minimizem esse impacto.

Esta é também uma forma de colmatar de igual modo a insuficiência de apoios a este nível por parte do poder central, refere a autarquia.

A medida A Minha Primeira Ajuda implementada desde 2008 tem vindo a sofrer algumas alterações, sendo esta a mais expressiva.

Na última atualização, o valor atribuído era de 1.500 euros pelo nascimento do primeiro e segundos filhos e de 5.000 euros pelo nascimento do terceiro e seguintes, recorda aquele município do distrito de Coimbra.